Confira a notícia na íntegra aqui.
O professor e empreendedor social Ricardo Esturaro está de volta à Ribeirão Preto, desta vez, como um dos palestrantes do USP Business Expert, evento realizado pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). A aula-palestra será dia 30 de setembro (sábado), presencial, durante o evento que acontece das 8h30 às 12h30, no anfiteatro da FEA-RP/USP (Av. Bandeirantes, 3900). A atividade é direcionada à formação e aprimoramento de lideranças e consultores de negócios alinhados às novas demandas e tendências do mercado empresarial nacional e internacional. O acesso é gratuito, aberto à toda população, e as inscrições são feitas pelo endereço https://www.fundace.org.br/curso/expert.
Na ocasião Ricardo Esturaro vai abordar o tema “O casamento da sustentabilidade com os negócios”, que atende ao que preconiza o ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês, referente às áreas de Governança, Social e Ambiental dentro das empresas), que tem critérios relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), e de várias entidades internacionais. Também participam do Business Expert, Alexandre Pereira, sócio da Educare Educação Corporativa, que vai abordar o assunto “Resistência à mudança: estratégia para superar obstáculos”; Evandro Saidel Ribeiro, professor da FEA, que fala sobre “Redes sociais econômicas: oportunidades num mundo conectado”; e José Carlos Lima, também professor da FEA, que conversa sobre “Gerência de Contas”.
Lançamento
Além da palestra no Business Expert, Ricardo Esturaro faz o lançamento de seu primeiro livro, “Consumo Verde: a construção de um mercado de massa sustentável”, no dia 28/09 (quinta-feira), às 19h, na Livraria da Travessa (RibeirãoShopping – piso Terra Vermelha). Esse evento terá sessão de autógrafos e venda do livro (R$ 66,00), que terá renda revertida para a escola Sathya Sai, unidade de Ribeirão Preto.
Com experiência profissional em cargos executivos de grandes empresas – sua última posição foi de CMO (Chief Marketing Office – diretor de marketing) na Rede Globo – Ricardo Esturaro pretende, com seu livro, inspirar ações que promovam a sustentabilidade e incentivem a criação de um mercado de massa de produtos verdes. Na obra, o empreendedor social analisa e aprofunda os conceitos ambientais, sociais e de negócios ligados a transformação para uma economia de baixo carbono para ajudar as empresas a implantarem as estratégias ESG de forma eficaz e eficiente. “O meio ambiente sempre foi minha paixão e o meu objetivo é encontrar caminhos para que o casamento entre os negócios e a pauta ambiental e social se acelere nas empresas”, destaca Esturaro.
Segundo ele, existe uma distância entre o discurso e a prática em relação ao consumo de produtos verdes. “Essa diferença representa um desafio para as empresas, que encontram dificuldades em transformar consumidores, que se consideram conscientes ambientalmente, em compradores de produtos sustentáveis”, complementa.
O autor alerta que as empresas precisam buscar formas efetivas e adequadas para ganhar a atenção do consumidor e encantá-lo com os produtos verdes, além de compreender que os conceitos intrínsecos do ESG ainda não estão totalmente claros para as pessoas e, muitas vezes, até para as empresas. “Estamos muito no início desse processo. É necessário um maior entendimento do mundo corporativo para este assunto amadurecer nas empresas, e isso demanda tempo. No entanto, este tempo está ficando curto. A pressão para a descarbonização da economia vai crescer muito nos próximos anos e o mundo corporativo não vai ter para onde fugir. A pauta ambiental vai precisar fazer parte da agenda e da estratégia das empresas”, reforça Ricardo Esturaro.
O professor também atua como CEO da ONG Polinizar Educação, instituição que contempla diversas ações com projetos nas áreas de Educação, Social e Ambiental. A escola Sathya Sai, que receberá os recursos da venda do livro de Esturaro, é uma entidade filantrópica criada na Índia, em 1968, pelo educador homônimo, para oferecer atividades educacionais e culturais gratuitas a crianças e adolescentes. São 150 unidades em 35 países e, no Brasil, a Sathya Sai está presente desde o ano 2000. A unidade de Ribeirão Preto foi inaugurada em 2002.
Sobre a Fundace
A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Seu objetivo é promover pesquisas e desenvolvimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, buscando contribuir para o crescimento econômico e social do país.
A Fundace conta com uma equipe qualificada de professores, pesquisadores e consultores, que combinam a sólida formação acadêmica com a experiência prática de mercado, organizando os recursos de conhecimentos gerados por professores e pesquisadores da FEA-RP/USP.
A instituição também executa serviços de consultoria especializada para atender às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas em geral, interessadas em práticas modernas e mais eficazes de gestão. Entre os setores que contam com a expertise empregada pela Fundace estão projetos ligados ao saneamento e a resíduos sólidos, avaliação de investimentos e elaboração de modelos de concessão e PPP (Parceria Público Privada).
Congrega um pool inovador de cursos de especialização e qualificação, prestação de serviços, bem como extensão e soluções empresariais. Já foram oferecidos diversos cursos de MBA em áreas de nas áreas de administração, economia, contabilidade, finanças, marketing, entre outros. Atualmente, são ofertados cerca de 12 cursos por semestre nas modalidades presencial e on-line.
Ao longo de sua trajetória de quase 30 anos, a Fundace tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nas esferas administrativas, contábeis e econômicas, além de prestar relevantes serviços às comunidades empresarial e acadêmica brasileiras.